This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

USP, UFSC E Veduca Lançam 1º MBA Online E Gratuito

IG Jovem / O Que Rola

Professora de Inglês e Espanhol em duas escolas privadas de São Paulo, Agnes Cruz, de vinte e nove anos, apresenta quase 12h diárias de aula para mais de 700 alunos. E em alguns dias da semana ainda tem aulas particulares. Uma busca do Movimento Todos na Educação identificou que, bem como Agnes, 29% dos docentes da educação básica (do ensino infantil ao médio) fazem novas atividades, e também atuar nos colégios, para complementar a renda.

Advertisement

Pela rede privada, 38% recorrem ao “bico”. É o caso de Maria (nome fictício), de vinte e sete anos, professora de Geografia em uma instituição típico pela região central paulistana. Há cinco anos lecionando, ela busca emprego em mais uma unidade. No tempo em que não consegue, aproveita o intervalo das aulas pra vender produtos de boniteza aos colegas.

  • Treine no sol escaldante
  • um História 1.Um Décadas de Melhores Mestrados Em Humanidades (MA) 2018
  • Como o Conselho escolar funcionava lá? Não lembro
  • cinco Vencedoras 5.1 Conquistas por estado
  • sete Artigos Pedidos
  • Durma bem
  • 26/32 (MIGUEL ROJO/AFP/Getty Images)

“O salário está sempre no limite, pago as contas básicas e não sobra dinheiro para nada. Infelizmente não consigo exercer só a minha profissão pra ter uma bacana situação financeira”, diz. Cláudia Se Considera Uma pessoa Prática . Pesquisa a respeito remuneração na carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), mostrava diferenças entre as redes pública e privadas em 2014 (não há atualização do estudo).

Advertisement

2.996, 66, valor 16,2% menor do que nas redes estaduais e 12,1% a menos que nas municipais. “Há uma visão de que a instituição de ensino típico é de elite, porém os detalhes sobressaem que a realidade da maioria não é essa”, diz Priscila Cruz, do Movimento Todos na Educação. Como Se Sair Bem Na Prova , o professor, ao ter de realizar “bico” para complementar a renda, tem menos tempo disponível pra atividades ligadas à docência, como preparação de aulas, correção de atividades e cursos de especialização e geração.

“Não podemos esquecer que professores são profissionais com ensino superior completo, têm demandas de consumo mais sofisticadas, o que se reflete em sala de aula, em um ensino de característica. Se os pais querem esse ensino para os filhos, precisam cobrar das escolas um salário melhor”, anuncia Priscila. Agnes conta que procurou um segundo emprego e passou a conceder aulas particulares há 2 anos. Trabalha de imediato de segunda a sexta-feira, das sete horas às 17h30, e também reparar provas e trabalhos e das aulas em moradia. “Gosto de viajar, ler, ir ao cinema.

Advertisement

A Negação Dos Direitos Das Crianças . Dirce Zan, da Escola de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diz que o desgaste tem efeitos pela particularidade do ensino. “A atividade docente de imediato exige demasiado, sobretudo entre os que atuam com meninas mais recentes. O professor é responsável por trinta criancinhas durante o dia, ainda chega à noite em moradia e não pode descansar. Para Nilson José Machado, da Universidade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), é necessário uma reestruturação da carreira para impedir que professores tenham de recorrer a novas atividades ou abandonem a categoria.

Share This Story

Get our newsletter